Vibra vai custear hospedagens e transporte de moradores evacuados por conta de explosão em Volta Redonda
22/02/2026
(Foto: Reprodução) Vibra vai custear hospedagens e transporte de moradores evacuados por conta de explosão em Volta Redonda
Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda
A empresa Vibra vai disponibilizar hospedagens e transporte para os moradores que foram evacuados devido à explosão de um tanque de combustível na madrugada deste domingo (22) em Volta Redonda (RJ). A medida de segurança foi implementada para as pessoas próximas ao raio de 300 metros ao redor da base.
Segundo a prefeitura, os moradores, que estiverem dentro do perímetro estabelecido para a evacuação preventiva, e não tiverem para onde ir devem procurar a Sala de Crise, medida instalada na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde receberão orientação e encaminhamento adequado.
A evacuação da população foi determinada como uma medida preventiva durante o procedimento do transbordo do álcool remanescente no tanque atingido. Por volta de 14h46, a operação de retirada do combustível já tinha sido iniciada com os caminhões-tanque.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuam no local atuando de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, prestando apoio à população.
Em nota, a empresa Vibra, informou que iniciou a apuração das causas do ocorrido e atua junto às autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações. (Confira na íntegra).
Confira a nota da empresa na íntegra
''A Vibra informa que, em conjunto com a Prefeitura de Volta Redonda, está dando total apoio à comunidade local, que precisou ser evacuada por medida preventiva e determinação técnica, e disponibilizou hotel e transporte para as pessoas que necessitarem.
Na madrugada deste domingo (22/02), foi registrada uma explosão seguida de incêndio em um dos tanques de armazenamento, durante atividade de manutenção de equipamentos. A empresa acionou imediatamente as autoridades.
No momento do incidente, três colaboradores de empresa terceirizada atuavam no local. Um deles foi socorrido e levado para o hospital e permanece em cuidados na UTI. Dois colaboradores seguem desaparecidos. A companhia se solidariza com os colaboradores e suas famílias e está prestando todo apoio necessário.
Neste momento, a empresa realiza, com a coordenação do Corpo de Bombeiros, o transbordo de produto remanescente no tanque de armazenamento atingido pelo incêndio. O volume será levado em caminhões-tanque para a base da companhia localizada em Duque de Caxias. A operação é acompanhada pelas autoridades locais respeitando rigorosos protocolos de segurança. A base está isolada, com atividades suspensas por ora.
A Vibra iniciou a apuração das causas do ocorrido e atua junto às autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações.''
Confira a nota da prefeitura de Volta Redonda
''A Prefeitura de Volta Redonda informa que a empresa responsável pela base está atuando em conjunto com o município e garantirá hospedagem e transporte às famílias que precisarem deixar suas residências em razão da evacuação preventiva.
A diretoria da empresa está, neste momento, em contato direto com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social para alinhar os detalhes da operação e assegurar que todas as famílias sejam devidamente comunicadas, acolhidas e transportadas com segurança.
As pessoas que estiverem dentro do perímetro estabelecido para a evacuação preventiva e não tiverem para onde ir devem procurar a Sala de Crise instalada na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde receberão orientação e encaminhamento adequado.
A evacuação foi determinada pelo Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do Corpo de Bombeiros como medida preventiva durante o procedimento de transbordo do álcool remanescente no tanque atingido.
A operação de retirada do produto já foi iniciada, com caminhões-tanque realizando a remoção inicial de aproximadamente 180 mil litros.
Outros veículos estão a caminho para concluir o transbordo dos cerca de 350 mil litros que estavam armazenados no momento do acidente.
As ações seguem sob coordenação do Corpo de Bombeiros, com acompanhamento da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos competentes, obedecendo rigorosamente aos protocolos de segurança.
As buscas pelas duas pessoas desaparecidas continuam de forma ininterrupta, com apoio de drones, embarcações e equipes especializadas.
A Prefeitura permanece mobilizada, acompanhando cada etapa da operação e mantendo a população informada por meio de seus canais oficiais.''
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul